GRAZ logotipo branco

Arquitetura de Marca

Quando existem muitas marcas diferentes sob o nome de uma única marca muito conhecida, existe uma necessidade de organização e de estratégia por trás do branding. Essa estratégia se chama arquitetura de marca.

Você já se pegou olhando para uma marca que consumia corriqueiramente e de repente descobriu que ela faz parte de um conglomerado gigante de marcas sob uma marca conhecidíssima – como a coca cola?

Arquitetura de Marca

Pois é, conforme uma marca vai crescendo, ao longo de muitos anos podem acontecer aquisições de outras marcas ou ramificações dentro da mesma empresa para vender serviços diferentes e públicos diferentes, o que tem necessidade da criação de mais uma marca.

Existem várias marcas por exemplo que vendem um mesmo tipo de produto sob 2 ou 3 marcas diferentes e com preços diferentes, para atingir diferentes faixas de públicos. A marca se torna necessária para se conectar com cada público, pois quem fala com todo mundo na verdade não fala com ninguém.

Quando existem muitas marcas diferentes sob o nome de uma única marca muito conhecida, existe uma necessidade de organização e de estratégia por trás do branding. Essa estratégia se chama arquitetura de marca.

Por definição, arquitetura de marca é um sistema que organiza marcas para facilitar com que o público identifique a sua marca e se conecte com ela da forma que você deseja. Mas como assim?

Existem diversas formas – ou arquiteturas – de categorizar as marcas, e cada uma delas consiste estratégias diferentes. São elas: monolítica, endossada e independente.

 

Arquitetura de Marca Monolítica

ARQUITETURA DE MARCA MONOLÍTICA (FEDEX)

A arquitetura de marca monolítica é um esquema de marca e submarcas que estão claramente ligadas, utilizam identidade visual semelhante e muitas vezes compartilham o mesmo logo, como é o caso da marca FedEx, com logos iguais mas cores diferentes dependendo do serviço utilizado.

Arquitetura de Marca Endossada

ARQUITETURA DE MARCA ENDOSSADA (APPLE)

As marcas endossadas elas ainda sim possuem uma forte relação entre a marca e as submarcas, onde as submarcas são conhecidas por causa da marca principal e dependem da credibilidade da marca principal para agregar valor ao produto ou serviço. Esse é o caso da Apple, onde iPhone, iPad, MacBook são submarcas [não apenas produtos!], mas elas estão intrinsecamente vinculadas à marca principal, que é a Apple.

Arquitetura de Marca

 

ARQUITETURA DE MARCA INDEPENDENTE (UNILEVER)

Já as marcas independentes são o caso da Ambev e Unilever. Ninguém se lembra de pegar um produto da Ambev ou da Unilever da prateleira, mas com certeza já levamos muitos produtos dessas empresas para casa. Isso acontece porque essas marcas gigantes não criam um vínculo da submarca com a marca principal, pelo motivo de que muitas vezes não há necessidade e a submarca tem seu próprio valor agregado, não precisando da visibilidade da marca principal – acontece muito quando uma marca é adquirida pela marca principal, e a marca adquirida já era forte no mercado.

 

A sua empresa tem uma arquitetura de Marca claramente definida?

Entre em contato com um de nossos especialistas.

GRAZ: MOVE & GROW YOUR BUSINESS

Contrate a GRAZ para o seu projeto.

Contrate a GRAZ para o seu projeto.