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O poder do Manifesto da Marca

Desenvolver uma marca forte pode levar tempo. Você deve primeiro definir seus objetivos, qual será seu posicionamento no mercado, desenvolver sua identidade de marca, criar seu logotipo, e, em seguida, tracionar o seu negócio.

Não podemos esquecer que os consumidores, colaboradores, parceiros e fornecedores irão valorizar sua marca se eles souberem claramente o por que sua marca faz o que faz e o que representa.

Note que não basta ter um produto de alta qualidade, sua marca precisa mostrar ao mundo sua essência e seu verdadeiro propósito. 

Esses pontos são abordados pelo Manifesto da Marca, em um projeto de Branding. Vamos nos aprofundar então um pouco mais sobre esse assunto.

 

O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Apple

 

O que é um Manifesto de Marca?

Uma definição simples, é que o manifesto de marca expressa por meio de uma declaração escrita, a razão da existência de uma organização. É uma carta de intenção da sua marca, uma declaração inspiradora das suas convicções e de como seu propósito é colocado em prática. Seu objetivo é traduzir a essência da marca, transmitindo sua visão de mundo, com o intuito de inspirar colaboradores, parceiros e clientes a se comprometerem com a empresa.

 

Qual a importância do Manifesto de Marca?

Um manifesto pode frequentemente servir como uma força orientadora em decisões importantes, como contratação, decisões de campanha de marketing etc. No entanto, é mais do que um “texto” apenas. É uma declaração que motiva e encoraja todos os envolvidos a se comprometerem com a sua marca. Isso não quer dizer que um manifesto seja um manual de instruções, mas fornece uma força central para as pessoas reagirem emocionalmente e se relacionarem. 

Quando feito corretamente, pode ajudar a orientar as principais decisões estratégicas, como:

  1. Recrutamento e demissão
  2. Aquisições e fusões
  3. Quais novos serviços ou produtos desenvolver
  4. Aceitação ou rejeição de um novo cliente

 


O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Nubank

 

Como escrever um Manifesto de Marca?

A melhor forma de estruturar essa mensagem é organizar sua missão, visão, valores e sentimentos acerca daquilo que você faz, de maneira a inspirar não só a compra pelos seus produtos, mas também a reflexão sobre o porquê do cliente querer a sua marca.

Primeiro, o manifesto usa a linguagem para conectar o público e a marca. Eles frequentemente falam com ‘você’, o público, e falam como ‘nós’, a marca, mas fazem parecer que a marca e o público estão na mesma página, sentindo as mesmas coisas e trabalhando para objetivos semelhantes .

 

Não é apenas o que você diz, mas como você diz. 

 


O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Porto

 


O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Google

 

Seria  muito pequeno, especialmente no mundo de hoje, criar uma marca para atender os clientes com os produtos que vendem ou os serviços que prestam.

Seus valores e ideais têm muito mais a oferecer ao cliente. Um manifesto de marca mostra que uma empresa está disposta a compartilhar sua visão com os clientes, compartilhar pontos de vista semelhantes e ser ambiciosa.

É por isso que trabalhar o manifesto da sua marca, o posicionamento, a identidade visual e a gestão dos pontos de contato são extremamente importantes para que você  tenha uma marca da qual as pessoas queiram ser clientes e ao longo do tempo se tornem fãs.

 

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