GRAZ logotipo branco

Por que as marcas estão simplificando seus Logos e Identidades Visuais

À medida que mais marcas reformulam sua aparência, um objetivo abrangente unifica seus objetivos: todos procuram uma imagem de marca mais reconhecível e memorável, de forma rápida.

Mencione os termos ‘marca’ ou ‘branding’ e a maioria das pessoas pensará em logotipos icônicos como Coca-Cola, Apple ou o cavalo da Ferrari. Marcas essas que apresentam uma coisa em comum: todas se beneficiam de uma identidade visual forte.

Porém, uma tendência dominou recentemente o design das marcas – uma tendência de simplificar suas identidades visuais. À medida que mais marcas reformulam sua aparência, um objetivo abrangente unifica seus objetivos: todos procuram uma imagem de marca mais reconhecível e memorável, de forma rápida.

 

Quais os benefícios de simplificar as identidades visuais?

 

Vale frisar aqui, que identidades visuais são mais do que logotipos. São representações visíveis de uma marca, incluindo cores e uma variedade de elementos usados desde no site até em ambientes físicos como lojas e showrooms.

E aqui estão alguns dos principais motivos da simplificação:

– Reconhecimento instantâneo

– Conexão emocional mais forte

– Maior confiança em uma marca

As identidades visuais têm o poder de tornar uma marca instantaneamente reconhecível. Quanto mais simples for um logotipo ou outro elemento, mais rápido os clientes podem memorizá-lo e identificá-lo. Isso nunca importou tanto quanto hoje. Em média, uma pessoa vê entre 4.000 e 10.000 anúncios por dia. Esse valor dobrou desde 2007 e aumentou cinco vezes desde a década de 1970. A simplificação das identidades visuais permite que as marcas saiam do ruído e sejam notadas pelos consumidores.

 

Estudos de caso

 

Simplificar a identidade visual de uma marca pode fazer a diferença entre ser instantaneamente reconhecível ou deixar os clientes em dúvida. Aqui estão algumas das marcas que recentemente optaram por tornar seus negócios mais visíveis:

 

O Burger King, Warner Bros e Lays simplificaram seus logotipos tornando a leitura e o entendimento mais simples e direto.  

Volkswagen, Nissan e KIA também simplificaram seus ícones

 

Por que as marcas estão simplificando seus Logos e Identidades Visuais
As marcas estão simplificando seus Logos e Identidades Visuais

 

Identidades visuais simples, mas  fortes, permitem que os clientes vejam instantaneamente do que se trata a marca e como ela se alinha com seus valores. As equipes de Branding ficam atentos às diferentes mídias onde os elementos da identidade visual serão exibidos a fim de fazer com que essas identidades visuais combinem personalidade, consistência e simplicidade causando um impacto memorável nos clientes.

 

Como está a identidade visual da sua Marca?

Entre em contato com um de nossos especialistas.

GRAZ: MOVE & GROW YOUR BUSINESS

Contrate a GRAZ para o seu projeto.

Contrate a GRAZ para o seu projeto.