Não podemos esquecer que os consumidores, colaboradores, parceiros e fornecedores irão valorizar sua marca se eles souberem claramente o por que sua marca faz o que faz e o que representa.
Note que não basta ter um produto de alta qualidade, sua marca precisa mostrar ao mundo sua essência e seu verdadeiro propósito.
Esses pontos são abordados pelo Manifesto da Marca, em um projeto de Branding. Vamos nos aprofundar então um pouco mais sobre esse assunto.
O que é um Manifesto de Marca?
Uma definição simples, é que o manifesto de marca expressa por meio de uma declaração escrita, a razão da existência de uma organização. É uma carta de intenção da sua marca, uma declaração inspiradora das suas convicções e de como seu propósito é colocado em prática. Seu objetivo é traduzir a essência da marca, transmitindo sua visão de mundo, com o intuito de inspirar colaboradores, parceiros e clientes a se comprometerem com a empresa.
Qual a importância do Manifesto de Marca?
Um manifesto pode frequentemente servir como uma força orientadora em decisões importantes, como contratação, decisões de campanha de marketing etc. No entanto, é mais do que um “texto” apenas. É uma declaração que motiva e encoraja todos os envolvidos a se comprometerem com a sua marca. Isso não quer dizer que um manifesto seja um manual de instruções, mas fornece uma força central para as pessoas reagirem emocionalmente e se relacionarem.
Quando feito corretamente, pode ajudar a orientar as principais decisões estratégicas, como:
- Recrutamento e demissão
- Aquisições e fusões
- Quais novos serviços ou produtos desenvolver
- Aceitação ou rejeição de um novo cliente
O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Nubank
Como escrever um Manifesto de Marca?
A melhor forma de estruturar essa mensagem é organizar sua missão, visão, valores e sentimentos acerca daquilo que você faz, de maneira a inspirar não só a compra pelos seus produtos, mas também a reflexão sobre o porquê do cliente querer a sua marca.
Primeiro, o manifesto usa a linguagem para conectar o público e a marca. Eles frequentemente falam com ‘você’, o público, e falam como ‘nós’, a marca, mas fazem parecer que a marca e o público estão na mesma página, sentindo as mesmas coisas e trabalhando para objetivos semelhantes .
Não é apenas o que você diz, mas como você diz.
O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Porto
O poder do Manifesto da Marca – Manifesto Google
Seria muito pequeno, especialmente no mundo de hoje, criar uma marca para atender os clientes com os produtos que vendem ou os serviços que prestam.
Seus valores e ideais têm muito mais a oferecer ao cliente. Um manifesto de marca mostra que uma empresa está disposta a compartilhar sua visão com os clientes, compartilhar pontos de vista semelhantes e ser ambiciosa.
É por isso que trabalhar o manifesto da sua marca, o posicionamento, a identidade visual e a gestão dos pontos de contato são extremamente importantes para que você tenha uma marca da qual as pessoas queiram ser clientes e ao longo do tempo se tornem fãs.